Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do leitedopeito.com

Nome:

Email:

 
Semana Mundial de Aleitamento Materno 2011 PDF Imprimir E-mail

A comunicação é a dimensão que deve estar sempre presente, seja na promoção, na proteção ou no apoio à amamentação.

As mulheres estão falando:
        - Comunique-se comigo!
        - Dialogue comigo!
        - Troque experiências comigo!
amamentação 3D

O profissional pode utilizar vários veículos de comunicação; pode se comunicar pessoalmente, por telefone, pela internet; assim como, com cartazes, folders ou outros impressos.
Mas... é importante não esquecer que a comunicação envolve pessoas e produção de sentido.
 
Então, para o profissional se comunicar com a mulher é preciso compreende-la em seu contexto; é preciso dialogar; é preciso trocar experiências.

Consulte o site da WABA (http://worldbreastfeedingweek.org/) e prepare eventos da Semana Mundial de Aleitamento Materno no seu Banco de Leite Humano. 
 
Talk to me! Breastfeeding – a 3D Experience

O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2011 nos lembra que a amamentação é uma experiência 3D (em 3 dimensões).
E porque 3D?
 
É comum olharmos o apoio a amamentação em 2 dimensões: TEMPO – da gravidez ao desmame e LUGAR – na residência, na comunidade, no sistema de saúde, etc. Mas nenhuma destas dimensões tem muito impacto sem a terceira dimensão – a COMUNICAÇÃO.
 
Amamentação 3D


A comunicação é essencial na proteção, promoção e apoio a amamentação.
As mulheres necessitam de apoio e estão falando:

- Dialogue comigo!

- Troque experiências comigo!
- Comunique-se! Amamentação – uma experiência em 3D.

Estamos vivendo em um mundo onde indivíduos e comunidades estão conectadas e notícias instantâneas vão rapidamente de um lado para o outro, cruzando pequenas e grandes distâncias. Novos canais de comunicação estão sendo criados a cada dia.

Com esse tema a WABA quer convidar todos os profissionais de saúde para compartilhar experiências, alcançando as diferentes mulheres e comunidades para que tenham mais controle do seu processo de amamentação e da própria vida.
A sugestão é empoderar mulheres e comunidades, lançando mão dos vários canais de comunicação, tratando a comunicação em vários níveis e entre vários setores, cruzando gerações, setores, gêneros e culturas. Ampliando nossos horizontes e espalhando informações sobre amamentação para além do nosso tempo e local,
      ... mas tudo isso para provocar diálogos importantes sobre amamentação.

Com o tema da SMAM 2011, temos a oportunidade de pensar sobre a comunicação e sua importância para o sucesso da proteção, promoção e apoio a amamentação. 
Amamentação reduz o risco de morte súbita em bebês
Leite materno é capaz de evitar infecções que estariam associadas ao mal
Foto: Síndrome da morte súbita em lactentes: bebês que são amamentados têm até 70% menos riscos (George Doyle/Thinkstock)
 
Depoimento do Editor do site Aleitamento.com e Pediatra Marcus Renato Carvalho sobre a Semana Mundial do Aleitamento em 2011.
 

Atendimento domiciliar e consultório - 41 9624-3069